DICAS
GERAIS IV
Áudio
EQUIPAMENTOS
DE ÁUDIO
Jorge Knirsch
Todos os pontos aqui sugeridos
foram testados e verificados em uma sala tratada (BLR), conforme proposta de norma IEC
60268-13, e com tratamento elétrico realizado para a redução da distorção
harmônica da rede elétrica (THD%).
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A pequena regra geral
universal vale aqui também: menos é mais, ou seja, recomendamos montar seu sistema de
áudio/vídeo da forma mais simples possível, sendo que cada aparelho não deverá
ter mais do que duas funções. Evite aparelhos multifuncionais, pois
normalmente executam com qualidade inferior cada uma das funções, com baixo nível de resolução.
Caso queira montar um Home Theater, é recomendável montar um sistema 2.0 + 3.1,
que em regra geral, apresenta resultados superiores.
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Nossas pesquisas mostraram
que, a ordem de importância dos
equipamentos de áudio é a seguinte:
- Caixas Acústicas
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CD-Players,
Toca-Discos, DVD-Players, Transportes ou Leitores Digitais,
Conversores, Projetores;
- Pré-Amplificadores, Processadores;
- Integrados, Receivers, Amplificadores de Potência;
- Cabos Digitais; Cabos Interconnect; Cabos de Caixas Acústicas; Cabos de
Vídeo;
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Quando a reprodução alcançar o
“Topo do Pinheiro”, a importância de cada um dos elementos acima citados
torna-se igual para todos, e isso inclusive com relação aos cabos.
Isso porque o sistema agora passa a ser visto como um todo, pois se porventura
algum de seus elementos ficasse aquém do nível geral, seria um fator limitante
para todo o conjunto. Em outras palavras, a interação do sistema é muito
importante e todos elementos influem igualmente.
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Quando for escolher e comprar
equipamentos, faça uma seleção criteriosa, consultando de preferência revistas
e periódicos internacionais, revistas consideradas idôneas e de boa reputação. É possível abaixar
as listas de avaliações de equipamentos de algumas revistas pela
Internet, por um valor módico. Procure marcas de aparelhos consagradas no mercado
internacional, que lhe ofereçam garantia, durabilidade comprovada e
assistência técnica no mercado nacional. Se for possível, ouça os equipamentos
escolhidos antes de comprá-los.
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Na nova avaliação auditiva de
equipamentos, que está surgindo na Europa, os parâmetros mais importantes de audição são; a neutralidade
da reprodução, ao qual nos referíamos até agora como sendo o equilíbrio tonal
e; a resolução, que se refere a capacidade do sistema de reproduzir
detalhes e nuances que envolvem inclusive aspectos do timbre. Use para fazer
estes testes CD's que você conheça bem e que seja de referência. Veja, por
exemplo, em Cd de Referência:
http://www.byknirsch.com.br/artigos.shtml#cd-ref .
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Em sistemas de alta
resolução recomendamos curto-circuitar as entradas não utilizadas do
pré-amplificador, ou do integrado, ou do amplificador de potência. Somente as entradas podem ser curto-circuitadas, as
saídas não podem! As entradas fêmeas em RCA deverão receber um conector
especial macho que internamente curto-circuite o positivo e o negativo e, caso
haja entradas em XLR, um "jumper" entre o orifício 1 e o orifício 3
deverá ser colocado. O resultado melhora o corpo harmônico das freqüências
médias e agudas. O resultado é maior musicalidade.
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Recomendamos fazer seu maior investimento,
além da acústica e da elétrica, nas caixas acústicas frontais e nos DVD-
CD- Players, Projetores ou Toca-Discos, pois são componentes de
transformação da forma de energia e, com isto, susceptíveis às maiores
distorções e perdas de qualidade.
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Dê preferência a CD-Player
no lugar do conjunto de transporte ou leitor digital + cabo digital +
conversor digital/analógico, pois, pelo mesmo investimento, as perdas sonoras
do conjunto são notórias e patentes. Somente em altíssimos valores monetários
(algo acima de US$ 50.000,00) a substituição se compensa na qualidade sonora.
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Caso, mesmo assim, você
prefira o conjunto de transporte ou leitor digital + cabo digital + conversor
digital/analógico, nossas experiências tem mostrado que o cabo digital, em
regra geral é sub-valorizado comprometendo o conjunto todo. Geralmente, o elo mais fraco do conjunto
é o cabo digital. Recomendamos uma atenção especial a este aspecto.
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Os cabos digitais coaxiais são
normalmente superiores aos cabos digitais óticos, tanto para o áudio quanto
para a imagem. Portanto, dê preferência aos primeiros, em detrimento dos
segundos.
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Em salas pequenas, sem
tratamento acústico, recomendamos caixas acústicas frontais de duas vias
(Bookshelf), para minimizar as ressonâncias da sala e, em salas médias
e grandes, o uso de caixas acústicas de três ou mais vias. Desta forma, em
geral, é possível alcançar uma neutralidade sonora melhor.
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Testes realizados por várias
revistas, empresas do ramo e audiófilos, demonstram que o “bi-wiring”
em caixas acústicas, ou seja, o uso de uma fiação específica para os graves e
outra distinta para os médios e agudos, não trás vantagens sônicas
apreciáveis. Vários fabricantes renomados não oferecem, por esta razão, a
possibilidade do “bi-wiring” nas suas caixas acústicas.
© 2004-2008 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
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Quando pretender adquirir
caixas acústicas Bookshelf e precisar de pedestais para elas, procure
adquirir os pedestais recomendados pelos próprios fabricantes, para não
alterar em demasia o equilíbrio tonal, ou seja, a curva de resposta destas
caixas na sua sala.
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De forma geral, caixas
acústicas, de marcas, cujos fabricantes possuem câmeras anecóicas tendem a ser
mais neutras e equilibradas. A câmera anecóica é fundamental para a otimização de uma caixa
acústica, principalmente com relação ao seu equilíbrio tonal e à sua
curva de resposta.
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Havendo
a possibilidade de utilizar os cabos de caixas acústicas sem as respectivas
terminações, eliminando-as tanto na conexão com o amplificador como na conexão
com as caixas acústicas, em regra geral, a qualidade sonora melhora e muito.
Desta forma, é ligado então, o material do cabo diretamente aos terminais do
amplificador e aos das caixas acústicas. O nível de resolução e dinâmica
aumentam consideravelmente.
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Existem hoje várias
tecnologias eletrônicas para a parte de amplificação. Prés, amplificadores,
integrados e receivers usam uma ou mais destas tecnologias. Este é um
dos pontos, entre vários outros, a ser considerado em uma eventual aquisição. Outro aspecto
importante é a topologia e, sem dúvida, a audição é que deverá dar a palavra
final. Eis algumas destas tecnologias:
- Circuitos Integrados
- Circuitos com transistores bipolares
- Circuitos valvulados
- Circuitos híbridos
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Circuitos com FET (Field Effect Transistor)
Entre todas estas tecnologias, nossas pesquisas mostraram que, os aparelhos
que utilizam circuitos
discretos em JFET e MOSFET, com boas topologias, possuem um som mais agradável e correto, pois
são o que temos de mais avançado
hoje e, de
melhor sonoridade!
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Procure evitar aparelhos que utilizam
circuitos integrados na amplificação. Evite também os aparelhos que misturam
várias tecnologias no seu processamento, ou seja, os de circuitos híbridos,
como aqueles que usam conjuntamente transistores e válvulas, ou circuitos
integrados e transistores.
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Os amplificadores de potência
valvulados possuem, de forma geral, maiores colorações e, devido às baixas
potências e aos baixos fatores de amortecimento, não conseguem tocar caixas
acústicas de baixa sensibilidade. E caso a compatibilidade não esteja correta,
os tweeters das caixas acústicas poderão ser danificados.
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De forma geral, recomendamos
observar a
compatibilidade entre power e caixas acústicas que deverá ser
cuidadosamente estudada, para se realizar escolhas corretas e compatíveis.
(Por exemplo, com o índice AK da revista AUDIO alemã)
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Entre um pré-amplificador, um
amplificador de potência, e um integrado, em sistemas High-End,
recomendamos dar
preferência a integrados. Em sistemas do “Topo do Pinheiro”, você
poderá até ter a separação em pré e amplificador de potência e, inclusive, estes
últimos poderão ser dois monos até em classe A. Mas se este conjunto não for
bem harmonioso, poderá não ser melhor do que o melhor dos integrados.
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Nossas pesquisas mostram que
potência dos amplificadores,
integrados e receivers não é documento para a qualidade sonora. Isto quer
dizer que, quanto maior a potência do aparelho, a sua qualidade sonora não
será necessariamente melhor.
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Em regra geral, a qualidade
sonora de um integrado é superior a de um receiver, estando ambos na
mesma classe. Portanto ao montar um Home Theater recomendamos o uso de um
integrado estéreo para a alimentação das caixas frontais. (2.0 + 3.1)
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Caso seu CD-Player
tenha controle de volume, e esteja usando no sistema um pré-amplificador com
um integrado, use somente o controle de volume do pré-amplificador, deixando
os controles de volume do CD-Player e do integrado sempre no máximo,
para redução de distorções audíveis.
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Caso
seu sistema tenha aterramento (terceiro pino) certifique-se de que apenas um
aparelho esteja aterrado. Assim você estará evitando "loop de terra", que
pode provocar zumbido em baixas freqüências, ou então, metalização dos agudos,
principalmente se for um aterramento TN.
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Os amplificadores de potência
deverão, de preferência, ficar mais próximos das caixas acústicas, para
reduzir o comprimento dos cabos de caixas. O comprimento destes cabos aumenta
certos parâmetros, como capacitância por metro, indutância por metro e
resistência por metro, que poderão criar instabilidades nos amplificadores de
potência. Já os cabos de interconexão são menos suscetíveis a estes fenômenos.
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Recomendamos evitar de colocar os componentes de seu sistema, inclusive os
cabos de caixas acústicas e cabos de interconexão diretamente em cima de
carpetes ou tapetes. Quando a umidade relativa do ar abaixa pode ocorrer
metalização dos agudos em sistemas de alta resolução, devido as cargas
eletrostáticas que podem se acumular em carpetes e tapetes.
Sugerimos utilizar bases de apoio para os aparelhos e cabos afastando-os do
chão.
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Recomendamos evitar de trançar o cabo do canal direito com o cabo do canal
esquerdo dos cabos de interconexão e dos cabos de caixas acústicas. Deixe os
cabos correrem de forma randômica afastados um dos outros. O trançamento destes cabos
aumenta as capacitâncias parasitas entre eles que levam a uma redução da
ambiência dos instrumentos e das vozes dentro do palco sonoro do acontecimento
musical em reprodução.
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Quanto ao comprimento dos
cabos de interconexão e dos cabos de caixas acústicas, temos que tanto no
estéreo como no surround, o comprimento dos cabos do lado direito deverá
ser o mesmo que os dos cabos do lado esquerdo, para não provocar um
desequilíbrio tonal, nem alterações no palco sonoro ou na dinâmica.
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A cabeação atrás dos
equipamentos recomendamos que permaneça de forma caótica, randômica, para reduzir a influência
eletromagnética mútua entre elas. A arrumação desta fiação, em canaletas, por
exemplo, poderá criar vários problemas de interferências
indesejáveis.
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Recomendamos quando estiver usando cabos de
interconexão de áudio analógico RCA, não mesclar com cabos XLR e vice-versa.
Certos sistemas não funcionam corretamente se alguns cabos de áudio analógico
forem RCA e outros XLR, ou vice-versa, pois poderão ocorrer desbalanceamentos internos nos
amplificadores. Assim, para os cabos de áudio analógico, use sempre os mesmos
tipos de cabos, ou seja, todos RCA ou todos XLR. Isto já não se refere aos
cabos digitais e nem aos de imagem.
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Recomendamos que entre um aparelho e outro
não deverá ter mais do que um par de cabos ligados para uma mesma função.
Então, por exemplo, entre a saída de um CD-Player e a entrada de um
pré-amplificador não deverá estar ligado um par de cabos interconnect RCA e um
par de cabos interconnect XLR. Nesta situação distorções serão audíveis tanto
pelo caminho do sinal em RCA como em XLR. Desconecte um dos pares para que o
sinal flua corretamente.
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Nossas pesquisas indicaram que
sistemas passivos são mais fáceis de serem ajustados do que sistemas ativos de
amplificação. As vantagens auditivas de sistemas ativos, por muitas vezes, não
são superiores aos sistemas passivos de forma que não justificam o seu alto
investimento. O conceito, que existe no mercado, via de regra, da grande superioridade de
sistemas ativos não corresponde a realidade.
Aquele abraço a todos
vocês!! Até a próxima!!
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