DICAS GERAIS II
Acústica
O AMBIENTE FAZ A MÚSICA.
Jorge Knirsch
A acústica da sala de audição tem grande
influência no resultado sonoro obtido. Influi sobremaneira no equilíbrio tonal, no palco sonoro e na
dinâmica. Na região das baixas freqüências, a acústica de uma sala não tratada
é determinante na audição e no resultado final. Eis algumas dicas:
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Dê preferência a ambientes grandes para a
reprodução do som. Ambientes abaixo de 100m3 são considerados pequenos,
propiciando muitos problemas com ondas estacionárias. Ambientes acima de 200m3
já são considerados grandes e são melhores para a reprodução de som.
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Dê preferência a ambientes em forma de paralelepípedo, tipo “caixa de sapato”. As três medidas,
comprimento, altura e largura, são muito importantes, como também a relação
entre elas, ou seja, essas medidas não devem ser múltiplas entre si nem deve
haver fatores comuns entre elas. Caso vá construir a sala, consulte um
engenheiro acústico para ser orientado quanto às melhores medidas para o volume
disponível.
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Evite de todas as maneiras, no ambiente, paredes quadradas, ou côncavas, ou então
salas esféricas ou cúbicas.
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Procure colocar
as caixas acústicas ao longo da menor largura e o ponto de audição ao longo do
comprimento.
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Os volumes
livres, de ambos os lados de um plano imaginário vertical que passa entre as
caixas acústicas e o ouvinte, devem ser iguais, para que exista simetria.
A simetria é um pré-requisito para um melhor palco sonoro, e de suma importância
no espaço atrás das caixas acústicas frontais.
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O ambiente,
ou sala para a reprodução de som, não deve ser vivo nem morto, mas seco, com um
tempo de reverberação recomendado abaixo de 1,0s em todo o espectro de freqüências audíveis.
Caso sua sala seja viva ou morta, necessitará de um tratamento acústico
específico. Consulte um acústico. Salas vivas, de forma geral, são boas para
gravações acústicas. Salas secas são indicadas para audições de som reproduzido
eletronicamente. A melhor sala de audição é a Sala de Audição Crítica
conforme proposta de norma IEC 60.268-13.
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Evite uso
abusivo de cortinas, tapetes, carpetes, espumas, isopores, colchões, etc., para não transformar a
sua sala em
sala morta, com ressonâncias nos graves.
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Em salas
pequenas (< 100m3), posicione as caixas acústicas, entre 1,0m e 1,5m da parede
do fundo e entre 0,5 e 1,3m das paredes laterais. Caso deseje saber a melhor
posição para as suas caixas, consulte um engenheiro acústico, que poderá
determinar o local exato, através de cálculos, em função do comprimento, largura
e altura da sua sala, reduzindo em muito o problema com ondas estacionárias.
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A melhor
posição do ouvinte deve ficar em um vértice de um triângulo eqüilátero, onde os
outros dois vértices são formados pelas caixas acústicas. O ouvinte poderá ficar
até um metro para trás daquela posição (agora no vértice de um triângulo
isósceles), sempre dentro do plano vertical imaginário.
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O ouvido do
ouvinte deve ficar na mesma altura dos alto-falantes dos agudos das caixas
acústicas. Faça ajustes alterando a altura das caixas acústicas ou a altura
do assento do ouvinte.
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De forma geral,
afastar as caixas frontais do chão, colocando alguma base ou spikes,
assim como afastá-las do fundo
da sala e/ou das
paredes laterais pode reduzir os graves e aumentar o palco sonoro.
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Ajuste o
equilíbrio tonal dos agudos/médios aplicando toe-in nas caixas acústicas
frontais. Verifique as recomendações do fabricante das caixas.
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Tenha o hábito
regular de ouvir muita música ao vivo (sem eletrônica) para ter uma percepção
musical mais equilibrada e poder ajustar melhor seu sistema.
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Estes pontos acima arrolados melhoram o resultado
sonoro do seu sistema de reprodução de áudio de forma determinante, independente de seu valor.
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Ao divulgar comparações de equipamentos, se sua sala não for tratada, seria
importante mencionar o volume do ambiente e os
equipamentos usados. O resultado sonoro poderá variar muito de sala para
sala e de sistema para sistema. Para se fazer comparações idôneas e
embasadas, com bom fundamento sonoro, a sala deve se aproximar de uma Sala de Audição
Crítica (Balanced Listening Room) conforme proposta de norma
IEC
60.268-13.
Desejo a todos as melhores
audições e também salas com ótimas acústicas. O ambiente faz a música!!!
Um grande abraço
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