Número 314
Mais um Mestre do Áudio se Foi
Personalidades do Áudio
Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br
Os projetos de áudio atuais, apesar de toda modernidade e tecnologia,
sem dúvida,
sofrem influência dos grandes gênios do passado, como, por exemplo, Gilbert Briggs, da
Wharfedale; James B. Lansing, da JBL; Henry Kloos e Edgard Vilchur, da Acoustic
Research, entre outros.
© 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
Gostaria, aqui, de prestar minha homenagem a um grande gênio, falecido neste ano de 2016, no
mês de março, que foi Roy Allison. Pesquisador, projetista e escritor, nascido
em 1927, em Milford, Connecticut, USA, nos deixou aos 88 anos de idade.
Allison estudou na Universidade de Connecticut, onde se especializou em engenharia
elétrica, mas nem chegou a completar o curso, pois teve que sustentar sua família
e seu bebê recém nascido. Especializado também em radares, foi chamado para a marinha,
em 1951, por oito meses, durante a guerra da Coréia.
Em 1949, se
tornou desenhista e escritor das publicações de uma empresa de comunicações de rádio, a Radiocon Inc., sendo nomeado
seu editor, em 1951. Em 1953, começou a publicar a revista
High Fidelity Magazine. Também foi editor de outras publicações
comerciais, para os ramos de tv, de engenharia de rádio e de comunicações.
Todo esse
conhecimento o levou a uma reunião com o fundador e presidente da Acoustic
Research, Edgar Vilchur. (Veja
Audiophile News 232) Em 1959, começou a trabalhar como assistente de
relações públicas, para Vilchur, indo depois para o departamento de assistência
técnica e atendimento a clientes. Devido à sua enorme capacidade e conhecimento
técnico, conseguia resolver grandes problemas de engenharia de produção e de
transporte, e chegou a otimizar o projeto das caixas acústicas AR 2. A partir daí, se tornou
chefe da engenharia.
Em 1967, no momento
da aquisição da AR, pela Teledyne Inc., Allison se tornou vice presidente de
engenharia e manufatura, cargo que ocupou até 1972, quando se desligou da
empresa. Durante esses anos, desenvolveu programas de controle de qualidade e
esteve por trás do desenvolvimento das AR 3a, AR 4, 4x, AR 5, AR 6, AR 7 e AR-LST.
Também foi responsável pelos produtos eletrônicos, como o amplificador integrado
AR, o receptor de FM e o genial toca discos AR-XA.
No final de 1972, Allison deixou a Acoustic Research, passando a desenvolver seus próprios alto
falantes e caixas acústicas. Em março de 1974, fundou a Allison Acoustics Inc., criando
novas patentes e publicando artigos de divulgação sobre suas pesquisas e
descobertas. Durante esse período, também desenvolveu um novo alto falante dos médios e
dos agudos, de grande dispersão, e uma outra patente foi aplicada para este projeto.
Muito criativo e,
como conhecedor de acústica, sempre se preocupou com a interação de suas caixas
acústicas com o ambiente, e seus alto falantes Allison permaneceram no topo,
reconhecidos pelo seu
alto desempenho e qualidade.
No final de 1980, o seu
modelo carro chefe, as caixas modelo IC20, receberam o prêmio francês de máxima
excelência, o
Diapason d'Or.
A empresa Allison Acoustics foi encerrada em 1990, deixando um legado de extrema
criatividade, fazendo com que os projetistas de hoje tenham onde se espelhar
para o desenvolvimento de novos projetos.
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!
|