Número 173
Equipamentos e Cabos
Preços Diferentes, Qualidades Semelhantes
Flávio Adami
flavioadema@uol.com.br
Este artigo se baseia numa consulta à revista AUDIO alemã. Tem o intuito de alertar os consumidores de áudio
high end a não se impressionarem com os valores dos
equipamentos, pois nem sempre preços altos significam uma
qualidade sonora correspondente a esse custo elevado apresentado aos
consumidores.
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz
Knirsch Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com
Considero a AUDIO uma revista da mais alta credibilidade. Seus
testes servem, sem dúvida, como um guia importante
para uma avaliação honesta, com relação aquilo se pode ter,
gastando apenas o necessário. Indica custos benefícios
ideais, principalmente para a alegria dos consumidores não muito abonados.
Gostaria de citar apenas alguns exemplos, para esclarecer o
que a revista AUDIO se propõe, através de
seus testes, os quais têm sido considerados dignos de confiança pela crítica
especializada.
Conferindo
as avaliações dos toca discos, o que me chamou a atenção foi o
seguinte: o primeiro, da classe referência (AUDIO 08/13), é o Transrotor Artus,
que custa a bagatela de 118.000 euros, com 125 de pontuação
máxima. Em segundo lugar, vem o Linn LP 12 SE Radikal, que custa
13.800 euros, com os mesmos 125 pontos. Teoricamente, poderíamos
economizar 104.200 euros e obter praticamente a mesma coisa. Eu
digo praticamente a mesma coisa, porque alguma diferença deve
haver, se não seria um caso de polícia!
Com relação aos prés de phono (AUDIO 09/13), temos, na classe de
referência, o Audio Research Reference Phono 2,
ao custo de 12.800 euros, com 135 pontos, e o Octave Phono Modul, com
130 pontos, ao custo de 4.400 euros. Ou seja, uma diferença de apenas
5 pontos na qualidade, para uma diferença de preço considerável.
Encontramos outro exemplo,
na mesma classe: o Esoteric E-03, com 125 pontos, ao custo de
5.000 euros e, logo atrás, com 120 pontos, o Creek Windsor, ao custo
de 1.850 euros. Mais uma vez uma pequena diferença na pontuação e
uma diferença considerável com relação ao
custo dos aparelhos.
Outro exemplo marcante encontramos nas avaliações dos cd players (AUDIO
09/13), onde
temos, na classe referência, o Accuphase DP-800/DC-801, com 140 pontos, ao
custo de 25.200 euros e, em segundo lugar, o Moon 750 D, com 135 pontos,
custando 9.450 euros. Observem que aqui também houve uma pequena diferença
nas pontuações obtidas, porém os custos se mostraram bastante incompatíveis
para esta pouca
diferença de qualidade.
Com relação aos pré amplificadores (AUDIO 09/13),
verificamos também algumas
discrepâncias. Comparem: em primeiro lugar, vem o Ypsilon Electronics PST-100 MK 2,
uma obra de arte feita na Grécia, com 135 pontos, ao custo de 23.100
euros;
em segundo lugar, o Dan D'Agostino Momentum Preamp,
com 132 pontos, ao custo de 30.000 euros e, em terceiro lugar, o AVM PA 8,
com 130 pontos ao custo de 6.450 euros.
Para finalizar, quanto aos powers
(AUDIO 09/13), na classe referencia, temos, em primeiro
lugar, O Pass XA 110.5 (mono), ao preço
de 17.750 euros. Em segundo, o T+AM 10 (mono), ao custo de 20.000
euros.
Em terceiro, o Ypsilon Electronics Aelius (mono), com custo de
23.100 euros. Em quarto, o Dan D'Agostino Momentum, ao custo de
30.000 euros. Em quinto, o Octave Jubilee (valvulado, mono), com
44.000 euros. Em
sexto, o Krell Evolution 900 (mono), ao custo de 48.000 euros e, em
sétimo, o McIntosh 2kw AC (mono), ao custo de 67.500 euros. O mais
curioso é que todos esses powers obtiveram os mesmos 135 pontos
de avaliação,
porém com uma diferença de 49.250 euros do primeiro (mais barato) para o sétimo
(mais caro).
Espero que este artigo tenha elucidado a curiosidade daqueles
que acreditam, como eu, que preços altos nem sempre significam um
melhor resultado sonoro!
Até a próxima! Um abraço a todos!
Bandejas Antirressonantes Bandstand
|