Número 356
A Vanguarda do Áudio High End
8a. Parte
Equipamentos e Cabos
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Introdução
No
Audiophile News 342, iniciamos uma nova pequena série a respeito da
vanguarda do áudio high end. Começamos apresentando uma breve história,
mencionando o estranho caminho que o áudio
high end percorreu no século passado. No
Audiophile News 344, apresentamos
a empresa Vitus Audio, no
Audiophile News 346,
apresentamos a BAT, no
Audiophile News 348
trouxemos a Odyssey Audio e no
Audiophile News 350
apresentamos a Aesthetix Audio. No
Audiophile News 352
apresentamos a Hegel Music Systems e no último
Audiophile News 354 falamos da PrimaLuna
Audio. Agora vamos apresentar a Viola Audio Laboratories baseados no artigo de
Robert Harley, editor-chefe da revista
the absolute sound.
Esta série está
fundamentada no
excelente livro Illustrated History of Audio High End
Vol.2 Electronics, editado em 2015, por Robert Harley, e publicado pela revista
the absolute sound.
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
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Viola Audio Laboratories
Os fundadores Tom Colangelo e Paul Jayson vieram da Mark Levinson Audio
Systems (MLAS), onde trabalharam como projetistas, nos finais dos anos 70,
e participaram de projetos famosos da Mark Levinson, como o amplificador
ML-2 e o pré amplificador ML-7. Quando Mark Levinson, em 1984, deixou a MLAS para fundar a Cello
Audio, convidou Colangelo e Jayson para acompanhá-lo
na engenharia. Dezesseis anos depois, em 2000, a Cello fechou e, já no ano seguinte, em 2001, Colangelo e Jayson fundaram a Viola Audio Labarotories. Em 2007,
infelizmente, Tom Colangelo veio a falecer tragicamente. Ele havia projetado
amplificadores do mais alto nível, por 30 anos, dos quais 27 junto com Jayson. Paul Jayson,
no entanto, manteve a
chama acesa, com a vasta experiência que tinha da MLAS e da Cello Audio,
avançando na técnica com sua visão.
O objetivo maior da Viola
sempre foi projetar pré amplificadores e
amplificadores de potência, no estado da arte, independentemente do
mercado. A empresa não projeta integrados,
nem DACs, cd-players, ou amplificadores para fones de ouvido. É dirigida, não pelo mercado, mas sim pela engenharia, para a mais
atual técnica alcançável. Toda esta expertise culminou com o lançamento
do pré amplificador Spirito,
em dois gabinetes, que é um dos melhores na
categoria. Este pré possui circuitos totalmente discretos, balanceados, em classe A,
e contém,
nas fontes de alimentação, indutores de filtragem em vez de capacitores.
Na parte de amplificadores de
potência, foi lançado o amplificador Bravo, em monoblocos, com 350W, em 8
Ohms, dobrando em 4 Ohms, e que, em ponte, pode chegar a 1.600W em 4 Ohms.
Recentemente, Robert Harley
avaliou o pré amplificador Crescendo e o amplificador Concerto.
Ele diz que são a melhor eletrônica que já ouviu até hoje. A
transparência e a ausência de qualquer vestígio, entre o ouvinte e a música,
aliadas a uma sensacional resolução dos agudos, sem ser analítica, junto
a
uma larga expressão da dinâmica e a um grave expressivo, fazem dos
produtos da Viola o estado da arte do áudio high end.
Estes produtos, porém, não
são baratos. O pré amplificador Spirito custa US$ 69.000,00 e os
amplificadores de potência, Legacy, monoblocos, em classe A, saem por
US$
59.000,00/par. No entanto, os produtos da Viola não têm paralelo na indústria do
high end em termos de qualidade sonora.
Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a
próxima!
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