Número 289
Nosso Laboratório de Acústica e Áudio
Equipamentos e Cabos
Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br
Muitos têm grande curiosidade em conhecer o nosso laboratório, que passou por
intensas transformações nestes últimos anos.
Trocamos praticamente todos os equipamentos e também as caixas acústicas. Passo
a passo, ao longo dos anos, fomos saindo dos aparelhos auto construídos (DIY),
que fizemos a partir de kits do Erno Borbely, e fomos adquirindo aparelhos
comerciais. O mais difícil foi fazer escolhas corretas quanto ao que comprar.
Gastamos muito tempo para fazer estas escolhas. Infelizmente, a maioria dos reviews não ajuda
muito para esta tomada de decisão. O melhor mesmo é quando podemos ouvir os
componentes e, a partir da audição, decidir se vamos ou não adquirir este ou aquele
aparelho em questão.
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Assim, as caixas acústicas que escolhemos, as Revel Performa F52 praticamente
só ouvimos uma vez, ao vivo, e a compra foi mais por leitura de inúmeros reviews.
Conforme a AUDIO alemã, na época, era um best-buy na sua classe. O
que mais nos chamou a atenção foi que o timbre de reprodução destas caixas é
muito natural, chegando mais próximo do real, aproximando-se ao que temos escutado na Sala São Paulo, que
freqüentamos com grande regularidade. Não sabíamos, porém, que o amaciamento
delas levaria algo em torno de quatro anos, principalmente devido aos seus tweeters,
que são
de alumínio, o que levou mais tempo do que o normal para amaciar. Hoje elas já
estão bem amaciadas, porém ainda mostram melhorias, de tempos em tempos,
aumentando a resolução e apresentando uma dinâmica e um equilíbrio tonal espetaculares.
Em seguida, foi a vez do
cd-player. Aqui tivemos a oportunidade de comparar vários cd-players, de
várias marcas, como os da Audio Research, Moon, Ayre e Accustic Arts, todos no nosso
laboratório. Fiquei com o CD-PLAYER I (MK3), da Accustic Arts, pela sua
vivacidade e envolvimento. Realmente é um cd-player digno de nota.
Em seguida, veio o power,
que fomos mais por reviews, e nos decidimos pelo Mark Levinson 532H, que é um
power com excelente dinâmica e equilíbrio tonal muito bom. Comparado ao nosso
amplificador anterior, o kit Millenium do Erno Borbely, a diferença não foi muito
grande, sendo que o médio é mais recuado, porém a dinâmica é maior no Mark Levinson. E, por último,
veio o novo pré amplificador, que também ficamos com o
Mark Levinson 326S. Este pré é um dos melhores que já ouvimos. Ambos Mark Levinson ainda estão em linha.
Ao testarmos os Devialet,
no nosso laboratório, o Flavio Adami trouxe um toca discos para testarmos a parte
de phono do integrado. Ficamos encantados com o som e, como já relatamos, adquirimos um
toca disco Rega RP3, com braço RB303, cápsula Ortofon Quintet
Black e pré de phono da Thorens MM 008. Gastamos muito menos na parte
de phono com uma qualidade superior à parte digital.
Toda a cabeação foi feita com o
novo cabo de interconexão que desenvolvemos, o TOP Wonder Splendid XLR, e, na parte de phono, com
RCA. Os cabos de caixas acústicas são dois pares de TOP Wonder Excellence
com terminais. Ou seja, cada borne (4) das caixas acústicas tem um cabo de 13mm2
de cobre OFHC!
Usamos também duas fases,
com fiação dedicada, com 3 powerline Audiófilos lf-115, em série, por fase,
que aumentam o palco sonoro e permitem uma dinâmica avassaladora.
Porém, o que faz a maior
diferença é, sem dúvida, a sala do laboratório e o seu tratamento acústico. Temos
demonstrado isto comparando o resultado sonoro obtido no sistema que fica numa
sala, na parte superior da casa, que é maior e não tem tratamento, e o resultado
do
laboratório de acústica que fica na parte de baixo do imóvel.
Quem quiser vir conhecer,
o nosso laboratório está aberto aos audiófilos e melômanos. É só agendar conosco. Podem
trazer seus cd´s e viniis, para constatarem o que estamos dizendo através de uma comparação direta.
Ótimas audições a todos, aquele abraço! E até a
próxima!
Cabos de Interconexão - TOP Wonder RCA/Digital/XLR/Speaker
Cables